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Descomplicómetro | Afinidade (índice de)
Indicador do grau de adesão entre o alvo e a audiência de um determinado suporte.
Como índice calcula-se a partir da razão entre a cobertura do grupo alvo Audiência e a cobertura do Universo.
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Descomplicómetro | Reach
REACH # (rch#)
Reach em milhares. Indica o número médio de milhares de indivíduos do alvo contactados pelo menos um minuto durante a emissão do evento/canal. Mesmo que o indivíduo contacte duas ou mais vezes com o mesmo evento/canal apenas é considerado uma vez.
REACH % (rch%)
Taxa de Cobertura ou Audiência Total. Mede a percentagem de indivíduos que “contactaram” com o evento/canal pelo menos 1 minuto. Note-se que, mesmo que o indivíduo contacte duas ou mais vezes com o mesmo evento/canal, apenas é considerado um contacto. O mesmo que “audiência total”.
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Descomplicómetro | Rating
RATING # (rat#)
Rating em milhares. Indica o número médio de milhares de indivíduos do alvo presente na audiência do evento/canal.
RATING % (rat%)
Taxa média de audiência por minuto. Para o seu cálculo, cada indivíduo é ponderado relativamente ao tempo de contacto com o evento/canal. O cálculo desta variável tem como base todos os indivíduos do alvo; tanto os que contactaram com o evento como os que não contactaram. O mesmo que “audiência média”.
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Descomplicómetro | Programmatic Advertising
Forma de planificar e negociar espaço publicitário, através de plataformas digitais intermediárias que se encontram entre Marcas e Publishers.
Regra geral permite maior flexibilidade na planificação, maior sofisticação na segmentação e acesso a preços mais competitivos, quando comparado com o Advertising digital tradicional, executado através de compra direta de espaço aos Publishers.
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Descomplicómetro | Adesão
Percentagem de audiência de um suporte que pertence a um grupo-alvo em análise.
Permite aferir o grau de desperdício.
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Descomplicómetro | Audiência Máxima
É o número total de pessoas expostas a um suporte publicitário, independentemente de serem audiência regular do mesmo.
Serve para medir o potencial máximo de um suporte e ajuda a determinar o número de inserções necessárias para cobrir de forma eficaz esse suporte.
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Descomplicómetro | RTB
Acrónimo de “Real Time Bidding”, termo utilizado para se referir a um modelo de compra de espaço publicitário, em que o preço é definido em tempo real no momento da compra, segundo regras típicas de um leilão.
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Descomplicómetro | Comissão de agência
Corresponde à remuneração acordada entre o anunciante e a sua agencia.
Este modelo de remuneração tem vindo a sofrer inúmeras variantes por forma a remunerar de forma mais justa a taxa de esforço, o mérito e o volume de investimento realizado.
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Descomplicómetro | Publireportagem / Native Ad / Advertorial
Um anúncio que tem a aparência de um artigo de notícias ou editorial, mas que se trata de um conteúdo pago pelo anunciante.
As boas práticas recomendam que a marca assuma o conteúdo de forma explicita e que o conteúdo seja relevante para o leitor por forma a manter o seu interesse.
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Descomplicómetro | Audiência Média
É o número pessoas que interagiram com um suporte no período que está a ser analisado.
Cada meio tem uma forma diferente de contabilizar audiência, por exemplo em televisão tal é feito por via de um audimetro que contabiliza a presença da pessoa num determinado segundo e contabiliza esse individuo como audiência daquele suporte, naquele minuto.
Serve para aferir a relevância de um suporte para o grupo alvo da comunicação.
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Descomplicómetro | GRP
A primeira função desta métrica é a de permitir comparar a pressão publicitária entre campanhas.
Ao cruzar as variáveis de Cobertura e Frequência, conseguimos facilmente perceber a capacidade de impactar o grupo alvo.
Importante perceber que os GRPs de um meio não podem ser somados aos de outro meio, por serem estudos independentes e com critérios de audiência distintos.
Ao faze-lo estaríamos a duplicar indivíduos e a assumir que por exemplo um impacto de rádio seria idêntico ao de outro em TV.
Cobertura x Frequência Média = GRP (Gross Rating Point)